No mercado de turismo na grande maioria dos seus nichos, a concorrência é acirrada. Para se destacar, um site vai precisar mais do que boas ofertas, é preciso ser encontrado pelo público certo no momento da jornada ou preparar um bom orçamento em Ads.
Neste case de SEO, vamos compartilhar como ajudamos uma empresa do setor a escalar sua captação de leads com uma abordagem completa de SEO, combinando conteúdo estratégico, otimizações técnicas, otimizações onpage e CRO, com base em uma estratégia fortemente direcionada à persona e aos principais produtos oferecidos.
O desafio
Nosso cliente, um site do segmento de turismo usando WordPress, buscava atrair mais leads qualificados sem os altos custos com Ads. Entre os principais desafios estavam:
- Baixo tráfego orgânico: Apesar de ser uma marca relevante no segmento, tinha uma certa dependência de tráfego pago e pouca visibilidade nas buscas para termos nonbranded.
- Conteúdo desalinhado com a jornada: O site tinha conteúdos para persona mas não criavam uma jornada ou se falavam entre sí.
- Conteúdo desalinhado com persona: Existiam muitas oportunidades em conteúdos e otimizações para entregar um conteúdo relevante.
- Problemas técnicos: Desempenho prejudicado por questões de carregamento e arquitetura.
- Conversão: O tráfego que chegava ao site não gerava o volume esperado de leads e vendas.
Além disso, o maior desafio do negócio era posicionar o site para produtos estratégicos, como termos associados ao “Visto EB2 NIW”, um tema altamente competitivo e que exigia uma abordagem especializada para atrair o público certo.
A estratégia aplicada
Para reverter esse cenário, executamos um plano de SEO baseado em três pilares:
1. Conteúdo estratégico alinhado à persona
- Criamos e otimizamos conteúdos existentes mapeando as principais dores, dúvidas e interesses do público-alvo, com foco no Visto EB2 NIW e outros serviços essenciais do cliente. A estratégia incluiu:
- Definição de clusters alinhados à jornada do cliente.
- Uso de palavras-chave estratégicas para diferentes estágios do funil.
- Aplicação de boas práticas de SEO on-page para ranqueamento.
- Desenvolvimento de conteúdos educativos e transacionais, equilibrando informação e conversão.
2. Otimizações Técnicas e On-Page
- Além do conteúdo, atuamos em tarefas e demandas técnicas e onpage:
- Correção de problemas de indexação e rastreamento.
- Otimizações de acordo com EEAT e exibição da SERP.
- Implementação de marcação de dados estruturados.
- Arquitetura e linkagem interna.
3. Conversão e Experiência do Usuário (CRO)
- Para maximizar resultados, trabalhamos na otimização da conversão, tornando o processo mais intuitivo e eficiente:
- Criação de novos CTAs.
- Ajustes no design e copywriting.
- Simplificação do processo de conversão com formulário, reduzindo fricções no contato com leads.
Resultados do case SEO
Após a implementação das estratégias, os números falam por si só:
- Aumento de 77,89% no tráfego orgânico no período do projeto (6 meses), comparando com período anterior.
- Aumento de 97,27% na no preenchimento do formulário de contato principal, comparando com período anterior.
- O ganho no posicionamento médio para termos associados e variáveis do termo “EB 2-NIW” foi de 4,95. Subimos em média 5 posições na SERP.
- Posicionamento nas primeiras páginas do Google para palavras-chave estratégicas do nicho.
- A página que mais gera tráfego no site ao final do projeto é uma página de fundo de funil para um termos extremamente relevante. Anteriormente a página com mais tráfego era um post informativo sem conversão relevante.
Além disso, conseguimos ranquear conteúdos estratégicos para termos relevantes para persona, ampliando a autoridade do site e captando um público muito mais qualificado.
Depoimento do cliente
A Search Lab foi o ponta pé que precisávamos para retomar a conversão orgânica usando conteúdos de qualidade para conquistar o cliente. Isso, sem falar do ótimo atendimento e olhar atento do time.
Gerente de Marketing
SEO não é só posicionamento
Este case reforça como uma estratégia bem estruturada de SEO, focada na persona e nos principais produtos do negócio, pode transformar a performance na captação de leads de uma empresa.
A combinação de conteúdo relevante, otimizações técnicas e foco em conversão foi o diferencial para que o site saísse da estagnação e começasse a gerar resultados consistentes.