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Como realizar uma análise de concorrência em SEO?

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Victor Baptista

Victor Baptista é CEO da Search Lab, agência brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte ou estudando alguma coisa nova.

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Realizar uma boa análise de concorrência em SEO pode ser um bom pontapé para o desenho de uma estratégia de SEO vencedora

Neste conteúdo, será apresentado um passo a passo sobre como realizar essa análise em SEO. Desde a identificação dos principais concorrentes até a avaliação das palavras-chave mais relevantes.

O que é a análise de concorrência em SEO?

A análise de concorrência orgânica é um processo fundamental para uma boa estratégia de SEO. Ela consiste na compreensão dos concorrentes diretos de um site com o intuito de identificar oportunidades de melhoria e otimização.

Esta análise de concorrência é realizada com base em ferramentas como SEMrush, SEranking, Ahrefs, etc. 

Primeiramente, é importante identificar quais são os concorrentes diretos do negócio, ou seja, aqueles que estão competindo pelos mesmos termos de busca e público-alvo.

Através dela é possível analisar diversos aspectos do desempenho orgânico da concorrência, como por exemplo:

  • palavras-chave;
  • páginas que trazem tráfego;
  • origem de links externos;
  • arquitetura de site;
  • conteúdos produzidos;
  • entre outros. 

Leia também: Entenda a diferença entre os tipos de tráfego

Por que ela é importante para SEO?

A análise de concorrência é extremamente importante para o SEO, pois fornece informações valiosas sobre os concorrentes. Existem várias razões pelas quais ela   é crucial para o sucesso de uma estratégia de SEO, como:

  • Entender o cenário competitivo em que o site está inserido. Ao identificar os concorrentes diretos, é possível analisar suas estratégias de SEO e compará-las com as próprias práticas. Isso ajuda a compreender quais aspectos estão funcionando bem para os concorrentes e quais podem ser aprimorados;
  • Ter insights sobre as palavras-chave que os concorrentes estão trabalhando e com isso gerar oportunidades de criação de páginas, expansão ou ajuste da estratégia existente;
  • Entender quais tipos de páginas e intenções de busca geram mais tráfego para cada concorrente e para o mercado ou nicho em questão como um todo;
  • Entender possíveis tendências, a partir do comportamento da concorrência, como uma queda de tráfego que aconteceu com todos os concorrentes no mesmo tipo de palavra-chave e/ou página. Com isso, será possível pensar em estratégias para contornar este tipo de situação.

Leia também: Aprenda como começar sua própria estratégia de SEO

Quando esse tipo de análise deve ser feita?

Existem momentos chave em que a análise de concorrência em SEO é extremamente importante.

Primeiramente, ela deve ser feita antes do início de qualquer estratégia e/ou projeto de SEO

Isso permite que o time envolvido entenda o cenário competitivo em que o site da empresa está inserido, identifique seus concorrentes orgânicos (que às vezes podem ser diferentes dos concorrentes diretos) e analise as iniciativas de SEO a fim de gerar insights realistas para estruturar uma estratégia para a busca orgânica do Google  eficiente e eficaz. 

Além disso, a análise de concorrência deve ser realizada periodicamente para acompanhar as mudanças no mercado. 

É recomendável que seja feita a cada três meses ou sempre que ocorrerem mudanças significativas no mercado (como por exemplo atualizações ou mudanças relacionadas aos algoritmos do Google).

Como realizar uma análise de concorrência em SEO?

Escolhendo os concorrentes que farão parte da análise

O primeiro passo é identificar quais serão os concorrentes analisados.

Como  se trata especificamente de SEO, nem sempre os concorrentes orgânicos serão seus concorrentes diretos.

Diante disso, é aconselhado que você utilize em uma análise de concorrência em SEO seus concorrentes diretos, os players que considera referência no nichos e os sites que estão competindo diretamente com a empresa no ambiente online (essa informação específica pode ser obtida em ferramentas).

Entendendo o comportamento do mercado através da concorrência

Com

Após a definição dos concorrentes, o próximo passo será entender o comportamento de mercado através do volume de tráfego orgânico que os concorrentes recebem, o share do orgânico em relação aos demais canais e a porcentagem de tráfego gerado por palavras branded. 

Ferramentas como o SEMrush, SEranking ou o Ahrefs podem fornecer todas ou boa parte dessas informações.

Com a Similar Web além de ter uma ideia do volume de tráfego, é possível ver o share de canais e os concorrentes. A partir daí, basta utilizar outras ferramentas para chegar nas palavras chave utilizadas pelos domínios.

Para entender o share do canal orgânico em relação aos demais, a indicação é a SimilarWeb. Através dela, é possível ter uma visão do quanto cada canal representa no total de tráfego do site.

Ao conhecer todos esses dados da concorrência, é possível ter uma ideia do potencial e das oportunidades de tráfego disponíveis.

Entendendo o volume de tráfego orgânico padrão através da concorrência 

 Suponha que foram analisados 5 concorrentes que possuem diferentes volumes de tráfego orgânico, mas que todos tenham em comum a representatividade do canal.

Ao notar que existem dados extremos (ex: um dos concorrentes tem 100.000 sessões orgânicas, que representam 60% do tráfego total e o outro tem as mesmas 100.000 sessões, porém representando 25% do tráfego), mergulhe de maneira mais profunda nestes concorrentes para entender melhor o motivo do sucesso ou fracasso.

Desta forma, será possível começar ou otimizar sua estratégia de SEO de maneira mais assertiva.

Identificando as palavras-chave, a intenção de busca por trás delas e as páginas trabalhadas pelos concorrentes

Em linhas gerais, a intenção de busca é a razão por trás do termo digitado pelo usuário no buscador.

As palavras-chave podem ser categorizadas em 4 tipos de intenção:

  • Informacional: É quando a intenção de busca do usuário é se informar a respeito de algum tema;
  • Navegacional: Essa intenção é bem específica e geralmente as pesquisas são associadas à busca de alguma coisa relacionada a uma marca;
  • Comercial / Investigacional: O usuário já tem a intenção de adquirir determinado produto ou serviço, mas ainda necessita esclarecer dúvidas;
  • Transacional: Como o próprio nome diz, é quando a intenção de busca do usuário é adquirir um produto ou serviço.

Ferramentas como SEMrush e SEranking entregam seus relatórios de palavras com esse tipo de informação.

Uma maneira de ter uma análise do comportamento dos termos é reunindo tudo em uma única planilha que consolide todas as informações de palavras-chave de cada concorrente. Pensando nisso, criamos um template de planilha para ajudar.  Para utilizar, é só baixar / criar uma cópia do template (não precisa preencher nenhum formulário).

Tenha uma visão de tráfego, volume de busca e outras informações importantes da concorrência com o nosso template de planilha para análise de concorrência em SEO

A planilha já está toda configurada e será necessário somente seguir os passos abaixo:

  1. Copiar as keywords   para a aba “palavras-chave” (lembre-se que é preciso ter as colunas volume de busca, keyword difficulty, intenção de busca, posição atua, URL que o concorrente trabalha e tráfego);
  2. Preencha a coluna grupo com o nome do concorrente à medida que for atualizando os dados das palavras;
  3. Quando tudo estiver preenchido, automaticamente a aba “dados consolidados” será preenchida e estará disponível uma visão geral das palavras-chave por concorrente (análises que poderão ser feitas: quais intenções que trazem mais tráfego, quais intenções têm mais volume de busca, quais intenção possuem um KD menor)

Entendendo quais tipos de página mais trazem tráfego no mercado

Assim como entender as intenções de busca que mais trazem tráfego, é essencial analisar quais tipos de página estão trazendo mais tráfego para seus concorrentes

Por exemplo, através desta análise é possível descobrir que a estratégia de SEO da concorrência é pautada em páginas de blog, páginas de produto, páginas de categoria, etc.

Essa informação pode ajudar no direcionamento da estratégia. Contudo, vale lembrar que além do tipo de página, é necessário cruzar o dado com o volume de busca, KD e demais dados.

Como não existe um padrão universal de URLs para páginas de produto, páginas de blogs, etc; esta análise deve ser feita de forma manual.

Será necessário identificar os padrões de URL de cada um dos concorrentes e consolidar a informação.

Entendendo o perfil de backlinks dos concorrentes

Entender a estratégia de backlinks dos concorrentes é um ponto importante da análise de concorrência. Porém, ela deve ser vista com cuidado.

Para compreender a estratégia de backlinks da concorrência, mais uma vez será necessário o uso de uma ferramenta como a SEMrush, por exemplo.

Ela entregará o número total de backlinks que o domínio do concorrente tem, assim como o volume de domínios de referência que geram links para o site.

Para gerar uma boa decisão em cima desse dado será necessário analisar o comportamento dos links, ou seja, quais páginas recebem mais links, como são os links, se eles são contextuais, se eles envolvem conteúdo ou não, se a página que recebe os links foca em keywords com dificuldade alta (um indício que o trabalho de link building precisará ser mais intenso).

Dessa forma, você poderá unir esses dados com os demais para ter uma ideia de quais páginas poderá trabalhar sem o auxílio de links externos e quais será preciso um trabalho de link building.

O que fazer com os dados obtidos?

Após coletar todos os dados e organizar as informações, é hora de agir. 

Use as informações obtidas para otimizar ou criar sua estratégia de SEO. 

Isso pode envolver algumas tarefas chave, como por exemplo:

  • Criar novas páginas;
  • Criar conteúdos;
  • Otimizar conteúdos;
  • Conquistar links para o domínio

O ponto importante é que para todos os casos você poderá priorizar as tarefas cruzando volume de busca e dificuldade.

Desta forma terá uma estratégia que equilibrará tempo, resultado e recurso.

Principais aprendizados

  • A análise de concorrência em SEO pode ser uma ótima ferramenta para entender o tamanho do mercado;
  • Uma forma de entender as práticas que mais dão certo no seu nicho é analisando os tipos de página que trazem tráfego para a concorrência e as intenções de busca envolvidas;
  • Se estiver concorrendo com players consolidados, foquem em palavras-chaves específicas onde você pode demonstrar uma expertise maior;
  • Não é porque a concorrência aborda determinado tópico ou grupo de palavras-chave que você também deverá abordar. Foque no que tem relação com o seu objetivo principal;
  • Uma análise de GAP de palavras-chave pode ser um bom início para o seu trabalho de SEO em relação à concorrência;
  • Dependendo dos recursos disponíveis, tente analisar o trabalho de Llink Building, pois para alguns segmentos ele é indispensável;
  • Antes de trabalhar link Building, tenha boas páginas. Elas por si só poderão construir links de qualidade. Além disso, páginas ruins não terão boa experiência de uso.

Conclusão

A análise de concorrência em SEO é uma parte fundamental de qualquer estratégia vencedora.

Ao entender o mercado, será possível tomar decisões mais assertivas e desenvolver uma estratégia eficaz focando nas páginas, tópicos e palavras corretas.

Lembre-se de que SEO como um todo é um processo contínuo e que requer monitoramento e ajustes regulares.

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Victor Baptista é CEO da Search Lab, agência brasileira especializada em SEO. Possui mais de 15 anos de dedicação ao mercado digital e mais de 8 dedicados especificamente a SEO. Quando não está envolvido com SEO, está com a família, consumindo conteúdo de esporte ou estudando alguma coisa nova.

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