SEO

Somos especialistas em SEO e
só fazemos uma coisa: Tudo em SEO

O que é SEO?

Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de estratégias que visa melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos de motores de busca como Google, Bing e Ask. O trabalho de SEO permite que páginas específicas do seu site fiquem melhor posicionadas quando consumidores buscarem por palavras-chave estratégicas relacionadas ao seu negócio, gerando mais acessos qualificados e maior possibilidade de vendas e conversão.

Por exemplo, se você possui um site que venda calçados e tênis esportivos e nós verificarmos que há muita busca orgânica no Google para o termo “comprar tênis puma para corrida”, o trabalho de SEO terá como objetivo que o seu site apareça melhor posicionado nos resultados do Google para esta busca específica.

O objetivo principal do trabalho de SEO, portanto, é gerar mais acessos ao seu site, permitindo aumentar suas vendas, captação de leads, visualizações de páginas, assinantes de feeds e newsletters, entre outras métricas dependendo do seu negócio.

Para melhorar o posicionamento e os acessos do seu site a estratégia de SEO melhora a relevância e autoridade do seu site junto aos mecanismos de busca. Este processo ocorre gradativamente conforme as otimizações vão sendo aplicadas e os robôs do Google vão percebendo as modificações e atribuindo ao seu site uma maior relevância nos resultados de busca.

Como o Google funciona?

Para mostrar os melhores resultados para seus usuários, o Google leva em conta diversos aspectos. São os chamados fatores de ranqueamento. O trabalho de SEO visa aperfeiçoar o seu site em relação a eles.

Existem mais de 200 fatores de ranqueamento. Mas os principais se agrupam em 3 conjuntos principais: backlinksconteúdo e rankbrain.

Conteúdo

sites que oferecem ao usuário conteúdo de qualidade e original ranqueiam melhor no Google.

Backlinks

para ranquear bem é preciso construir uma rede de links de outros sites apontando para o seu. Esse trabalho é chamado de linkbuilding.

Rankbrain

O rankbrain é um sistema de inteligência artificial que aplica o aprendizado da máquina por meio da conexões entre buscas.

Algoritmos

Possuir um site bem ranqueado no Google para as palavras-chave estratégicas do seu negócio pode ser o diferencial no faturamento da sua empresa. Mas para garantir que o seu site esteja bem posicionado na primeira página da SERP é importante conhecer os principais fatores de ranqueamento utilizados pelos algoritmos do Google.

Algoritmos são fórmulas responsáveis por transformar as perguntas em respostas para o usuário. Permanentemente o Google está trabalhando em atualizações de seu algoritmo para aperfeiçoar a experiência do usuário (UX). 

Cada atualizações recebe um nome diferentes. Algumas delas foram o Pigeon, Penguin, Rankbrain, Hummingbird, Possum, Mobile Friendly e Panda. Cada um desses updates do Google foca em algum aspecto específico da busca e de fatores de ranqueamento, como conteúdo, rankbrain, UX, etc. As atualizações do algoritmo do maior buscador do mundo são desafios para o trabalho de SEO, uma vez que exigem melhorias e adaptações no seu site. É muito comum que um site tenha uma queda de acesso orgânico logo após uma atualização do algoritmo. É um sinal de alerta de que o site precisa melhorar os aspectos que o novo algoritmo focou. 

Cada atualização do Google recebe um nome diferente, tais como:

Pigeon

Pigeon é o responsável por apresentar resultados de geolocalização.

Rankbrain

Google Rankbrain usa inteligência artificial para entender melhor as buscas e entregar resultados.

Mobile Friendly

Em ação desde Abril/2015, ele prioriza os sites amigáveis para dispositivos móveis nos resultados.

Hummingbird

Seu trabalho é aumentar a compreensão semântica e interpretação nas buscas.

Panda

Esse algoritmo classifica com base na relevância do seu conteúdo.

Penguin

Responsável pela análise e controle de backlinks de baixa qualidade, como spammers.

Possum

Esse novo algoritmo atua de maneira mais regional nos resultados por geolocalização.

Fred

Fred analisa e principalmente conteúdos (e avaliações) ocultas ou em abas nas páginas indexadas.

SEO Onpage e SEO Offpage

O trabalho de SEO focado em melhoria de posicionamento do seu site no Google é dividido em duas partes distintas. As otimizações que precisam ser feitas dentro do seu site fazem parte do SEO Onpage. Já o trabalho de conseguir backlinks que ajudarão o seu site a ganhar relevância é o chamado SEO Offpage.

SEO Onpage é focado em melhorias de tecnologia e experiência do usuário que precisam ser implementadas no seu site. Os principais fatores Onpage são os seguintes:

Title das páginas

Conteúdo

Meta Description

Headings Tags

Atributos em Imagens

URL

Já o SEO Offpage corresponde ao trabalho de linkbuilding. Ou seja, conseguir aumentar a quantidade e qualidade de links de sites externos linkando para o seu site. Os principais fatores OffPage são os seguintes:

  • Quantidade de backlinks externos;
  • Qualidade dos domínios que estão direcionando estes backlinks;
  • Texto âncora dos backlinks.

O que fazemos

  • SEO para e-commerce

E-commerce e crise vem andando no sentido inverso de 2016 pra cá, muito se fala na migração de lojas físicas para o ambiente online, e é nesse nicho que a Search Lab atua: SEO para e-Commerce.

Antes de colocarmos a mão na massa, analisamos cenário, características do mercado, players e principalmente o site que será trabalhado. Depois de todos os insumos, planejamos o projeto e seguimos em frente.

O e-commerce tem características bem específicas para cada nicho, como comportamento de compra, termos sazonais e concorrentes dos mais diversos tamanhos.

  • Projetos em SEO

A rotina do SEO está longe de ser algo simples, como já foi há um tempo. Todo trabalho exige uma série de acompanhamentos dos algoritmos, monitorar concorrência, buscar oportunidades, além é claro de toda frente tecnológica e de desenvolvimento.

Para isso, desenvolvemos projetos personalizados de Consultoria de SEO, que vão desde entregáveis pontuais (como guides e análises) até colocar a mão na massa.

Os projetos de consultoria podem ser para criação de sites, análise de mercado, benchmarks, entre outros.

Para todas as questões que preocupam gerentes e donos de negócios, nós estamos de portas abertas para conversar sobre os desafios e montar projetos específicos para cada tipo de necessidade.

Podemos dar o próximo passo?

Adoramos conversar sobre SEO e Marketing Digital. Se você tem um desafio ou quer explorar algo novo, conte com a Search Lab.

Esse formulário é grande e sabemos disso. Mas para elaborarmos uma proposta, precisamos entender sobre o seu mercado, tecnologia e oportunidades.

Depois de tudo entendido, daremos o próximo passo. Nós usamos muito tempo nessa fase para não ter problemas nas próximas. Vendemos o que realmente iremos fazer.

Contato

Telefone: (21) 3620-8232

E-mai: contato@searchlab.com.br

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