SEO para Geração de Leads: 5 dicas para aumentar sua base de contatos

Melhorar o posicionamento no ranking do Google para aumentar o tráfego orgânico é um dos resultados mais conhecidos do investimento em SEO. Mas, não é o único possível com otimização de site para mecanismos de busca. 

Isso porque as estratégias de Search Engine Optimization também podem ter como objetivo principal, por exemplo, a captação de leads qualificados para o seu negócio. 

O que facilita bastante segmentar o público-alvo para melhor estreitar o relacionamento com as diferentes personas. Ou seja, dependendo do objetivo da sua marca com o trabalho de SEO, as metas costumam ser bem diferentes. 

Quer algumas dicas de SEO para gerar leads para sua empresa? Então acompanhe nosso post até o fim porque você vai ficar por dentro dos principais pontos. Confira: 

SEO para captação de leads é diferente de SEO para e-commerce

Alavancar vendas online costuma ser o principal objetivo de quem tem loja virtual . E para alcançá-lo, é preciso ocupar a primeira página dos buscadores para  aumentar o tráfego orgânico do e-commerce. Com mais gente no site, há muito mais chances de compra.

Já quando o resultado de SEO é relacionado ao crescimento da base de leads, há todo um cuidado especial com as páginas de conversão, produção de conteúdo otimizado e CTAs. 

Vale lembrar que é necessário também conciliar as estratégias de otimização de site para buscadores com as de Inbound Marketing quando o foco da empresa é estreitar relacionamento. Isso porque é indispensável levar em conta a etapa do funil e o estágio da jornada do cliente

Sem contar que as plataformas de e-commerces não são as mais adequadas para captação de leads. Existem opções melhores como o WordPress que é usada por cerca de 30% de toda a web, segundo pesquisa da W3Techs. Isso porque criar um blog da marca facilita bastante crescer a base de leads qualificados do seu negócio. 

Quer entender mais sobre as diferenças de SEO para e-commerce e SEO para geração de leads? Confira o vídeo abaixo porque me aprofundo mais nesse tema. 

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Escolha plataforma adequada para geração de leads

Quem tem loja virtual precisa usar plataformas de e-commerces como VTEX, Magento e Tray, por exemplo, para cadastramento de produtos, entre muitas outras funcionalidades.

Mas, quando o objetivo da empresa é trabalhar SEO para geração de leads, elas não são as melhores opções. Em casos assim, os CMS são recomendados. E o mais usado do mundo, o bom e velho WordPress, costuma proporcionar ótimos resultados.

Além de permitir que o usuário realize total manipulação de layout, a plataforma WP é simples de usar e ainda possibilita que os usuários instalem diversos plugins para:

  • Criação de Formulários Opt-in
  • Cadastramento de  Newsletter
  • Desenvolvimento de Landing Pages  
  • Integração com plataformas de e-mail marketing como o Mailchimp 
  • Otimização de conteúdo para SEO
  • Web Analytics
  • Entre muitos outros

Por esses motivos, o WordPress é considerado uma das melhores plataformas para quem quer gerar leads com SEO. Inclusive nós aqui da Search Lab recomendamos o uso. 

Tenha cuidados especiais com as páginas de conversão

Empresas que investem em SEO para geração de leads precisam ter em mente que todas as páginas que possuem formulários para os usuários preencherem são consideradas altamente estratégicas. Confira alguns exemplos de páginas de conversão:

Como são nelas que as conversões ocorrem, é necessário ter cuidados especiais nas otimizações de SEO que englobam tecnologia, implementações onpage, arquitetura da informação e até produção de conteúdo otimizado.

Vale lembrar que em Search Engine Optimization, aumento das vendas não é sinônimo de crescimento de conversões. Inclusive normalmente antes de comprar online ou offline, as pessoas realizam diferentes tipos de ação durante a jornada. 

Assinatura de Newsletter é um exemplo de conversão. Mas, não é a única. Para entender melhor sobre isso, basta acessar o Google Analytics e verificar quais ações foram cadastradas como conversões pelos profissionais de SEO .

Produza conteúdo otimizado abrangente

Em relação à produção de conteúdo para geração de leads, é importante lembrar que o trabalho de SEO é alinhado com o Inbound Marketing. 

Portanto quando o objetivo é captação de novos contatos, a otimização de site para buscadores também está presente da pesquisa de palavra-chave à mensuração e análise de resultados

Vale lembrar que as estratégias de SEO para crescimento da base de leads estão mais ligadas ao topo de funil. Como é a fase de atração, a intenção do usuário é informacional. Ou seja, a pessoa quer se informar e aprender mais antes de adquirir produtos ou serviços. 

O que reflete diretamente no campo semântico que precisa ser mais amplo do que normalmente ocorre em estratégias de SEO para e-commerce focadas em vendas. 

Outro destaque é o uso de termos informacionais (ex: aprenda, como fazer, etc.), palavras-chave long tails e expressões relacionadas porque agregam bastante à produção de conteúdo otimizado para gerar leads. Inclusive este post é um exemplo prático de texto com intenção informacional. 

Crie CTAs que estimulem o visitante a virar lead

Em conteúdos otimizados para SEO com o intuito de crescer a base de contatos da empresa, até existe espaço para verbos no imperativo. Mas, são restritos aos Call To Actions (CTAs) presentes no texto. E na maioria das vezes, os CTAs costumam chamar para conversões e não diretamente para vendas. 

Mas, é importante lembrar que as chamadas para ação em projetos de SEO para geração de leads não podem ser criadas apenas com base em gatilhos mentais, branding e neuromarketing. 

É indispensável também usar a principal palavra-chave do texto associada a um verbo de ação estratégico como assinar (para newsletter) ou baixar (para materiais educativos ou templates). Evite apenas o verbo preencher porque não é nada atraente ou motivador para o visitante já que dá ideia de trabalho. 

Porém, o CTA por si só não faz milagres. Para obter os resultados desejados, é fundamental planejar conteúdo genuíno que seja altamente relevante para as personas do seu negócio. 

Otimização de páginas para gerar leads é fundamental 

Assim como ocorre em outros projetos de SEO, para captação de mais contatos para seu site também é necessário uma série de otimizações para motores de busca como: 

SEO Onpage

Também conhecidas como SEO técnico, esses tipos de otimizações são realizadas na própria página e normalmente precisam ser implementadas por desenvolvedores. 

Elas são fundamentais porque facilitam bastante a melhoria do posicionamento na SERP e até aprimoram a experiência de navegação do usuário no site. E sem boa usabilidade, dificilmente um visitante retorna. E tampouco dá um passo adiante no relacionamento com a marca se tornando lead. Confira as principais otimizações de SEO Onpage: 

SEO Offpage

A qualidade de backlinks apontados para seu blog ou site é um dos vários fatores de ranqueamento do Google. Além de melhorar a autoridade das suas páginas e domínios, o trabalho de Link Building ainda reforça a marca como expert no  assunto. O que facilita crescer o número de conversões. 

Sem contar que redireciona visitantes de sites de terceiros para suas páginas. O que, por si só, já aumenta o tráfego e consequentemente as chances de conquistar mais leads.   

Dessa forma para conseguir o crescimento da base de contatos com SEO é importante ir além de ações pontuais como inserção de formulários de fácil preenchimento e algumas melhorias onpage. É importante trabalhar SEO Offpage também porque ajuda a conquistar a confiança dos usuários. 

Conclusão

Um projeto de SEO para geração de leads requer estratégias diferenciadas mais focadas em conversões. Por isso incluem a implementação de otimizações diversas que vão da produção de conteúdo ao SEO Onpage passando pelo Link Building.

Como esse objetivo está intimamente ligado com as ações de topo do funil e o início da jornada do cliente, é necessário alinhar estratégias com os profissionais de Inbound Marketing e, claro, com os objetivos do negócio. 
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