SEO para Delivery: prática e teoria

O serviço de entregas vem ganhando novos aliados com o avanço da tecnologia. Até pouco tempo atrás, a ligação era o modo mais prático e confortável para os consumidores fazerem seus pedidos sem sair de casa  (pensando principalmente na rotina de pequenos negócios locais).   

Hoje em dia, a realidade é outra. Até as pequenas e médias empresas dos mais variados segmentos já estão oferecendo canais de atendimento mais modernos que facilitam a vida do consumidor e o aproximam da marca como o WhatsApp.

Mas, e o Google? Será que seu delivery não poderia estar tirando melhor proveito desse importante canal orgânico? Já que as pessoas o consultam cada vez mais. Inclusive na hora de comprar em lojas físicas.

Quer entender melhor sobre SEO para delivery? É só acompanhar este post até o fim porque além de entender o que é otimização de sites para motores de busca, ainda irá conferir 5 dicas para trazer mais resultados para seu negócio local. 

O que é SEO

É o conjunto de estratégias e táticas para a otimização de sites para busca orgânica.  Ou seja, a sigla significa Search Engine Optimization (SEO). Embora essas 3 letras possam fazer parecer que é algo técnico e rápido de implementar, na verdade, SEO é um processo complexo e que traz ótimos resultados ao longo prazo. 

Por esse motivo para sua página de entregas online aparecer entre as primeiras posições do Google, é indispensável que você comece a planejar suas estratégias de SEO para delivery o quanto antes.

Portanto se você começar um projeto SEO no mês de abril, por exemplo, é possível que comece a obter resultados, pelo menos de julho em diante. Mas, vale lembrar que as primeiras metas costumam ser atingidas antes dos primeiros três meses. O que depende dos objetivos do negócios com o canal orgânico.

Além disso, também é possível realizar demandas mais pontuais de otimização para buscadores. Em casos assim, a consultoria SEO é mais recomendada para você. 

A importância do SEO para delivery

Fazer sua empresa ser encontrada mais facilmente pelas pessoas no Google e outros buscadores é um dos principais benefícios de investir em SEO. Isso porque há todo um trabalho que envolve otimização de páginas para facilitar a indexação e ranqueamento nos mecanismos de pesquisa online.

Mas, o trabalho para melhorar a performance na busca orgânica vai muito além disso. Isso porque uma boa agência de SEO oferece também análises, planejamentos, estratégias e identificação de novas oportunidades para seu negócio, entre outras entregas que não se limitam a colocar apenas a mão na massa. 

Porque aparecer no Google faz toda a diferença para seu negócio

De acordo com dados de uma pesquisa encomendada pelo maior buscador do mundo, em 2018, para entender como os brasileiros usam a busca orgânica em processos de compra com pequenas e médias empresas (PMEs) ficou constatado que:

  • 95% comparou no Google informações sobre as empresas antes da decisão de qual entrar em contato primeiro
  • 68% afirmou ter descoberto novas lojas pesquisando na busca orgânica sobre sua categoria (ex: loja de roupa feminina)
  • A cada 10 brasileiros, 8 pesquisam no Google informações sobre as marcas que levam em consideração na hora de fechar negócio
  • A cada 10 brasileiros entrevistados,6 descobriram no Google novas empresas
  • 80% acessou o Google para procurar produtos ou serviços nas proximidades
  • Entre outros comportamentos importantes para o processo de compra  dos brasileiros com PMEs que passam pelo Google

O mesmo estudo apontou que os negócios com destaque no maior buscador do mundo  são considerados mais confiáveis (4X mais) e têm mais intenções de compras (5X mais). Sem contar que costumam ser os mais escolhidos pelas pessoas que querem comprar (13 X mais).

SEO local ajuda lojas físicas a vender mais

Para se ter ideia da importância da otimização de sites para busca orgânica, a pesquisa do Google sobre comportamento de compras dos brasileiros com PMEs deixou claro como as pessoas usam o buscador até na tomada de decisão de compras fora da internet (offline).

Entre os 1025 usuários do buscador do Brasil (mulheres e homens entre 18 e 64 anos), o estudo revelou que: 

  • 77% lê comentários para decidir se compra em uma empresa ou em uma das concorrentes (2 ou mais)
  • A cada 2 brasileiros, 1 confia em comentários de internautas do mesmo jeito que tem confiança na recomendação de um conhecido pessoalmente
  • 58% confia em avaliações online tanto quanto em uma que recebesse pessoalmente

Além disso, quando a pessoa está na dúvida entre duas ou mais empresas na hora de comprar, leva em conta alguns pontos importantes como:

  • 41% verifica se o site da empresa está disponível para navegação
  • 41% pesquisa informações de contato das empresas no Google
  • 69% confere como chegar no estabelecimento jogando o endereço no Google 
  • 64% checa o horário de funcionamento da loja
  • 59% analisa as imagens do local
  • 52% se informam sobre os métodos de pagamento usando a internet

Ou seja, de acordo com os dados de mercado, investir em SEO para lojas físicas é uma boa estratégia para sair na frente da concorrência e conquistar novos clientes em negócios locais. 

Então se você pretende aumentar a quantidade de delivery da sua empresa ao longo prazo, mesmo que ela atue em poucos bairros da sua cidade, é fundamental usar o Google ao seu favor assim como as lojas virtuais que entregam em todo o Brasil já fazem há anos. 

5 dicas de SEO para delivery 

Atualize sempre as informações do Google My Business (GMB)

O brasileiro tem o hábito de consultar a internet até mesmo antes de ir comprar em uma loja física. Por esse motivo é recomendado para negócios locais, não apenas ter um perfil na solução do Google para PMEs, como inclusive manter as informações lá disponibilizadas sempre atuais.

Se seu negócio tem um site só para delivery, vale a pena fazer um perfil exclusivo no GMB para ele. Dessa forma você informa o horário de entregas sempre correto. 

Caso depois da quarentena haja mudança nas operações, não esqueça de fazer a alteração no Google My Business. Isso porque, além de ser um serviço importante na decisão de compra das pessoas, é também uma questão de consideração com elas. 

Já se sua loja física decidir acabar com o agendamento delivery pela internet, não esqueça de indicar o fechamento permanente no perfil do GMB. 

Crie um site delivery 

Mesmo que seu principal canal de pedidos seja o WhatsApp ou as redes sociais, é preciso lembrar que a maioria das pessoas recorre ao Google até para descobrir onde vende o que irá comprar( não apenas virtualmente, mas até presencialmente). 

Por esse motivo, mais do que nunca, vale a pena oferecer um ponto de vendas online para seu negócio. Ou seja, um site Delivery que compartilhe seu catálogo de produtos ou serviços pela internet também. E permita que as pessoas façam pedidos por lá. 

Vale lembrar que em um primeiro momento pode não dar um grande retorno, já que possivelmente só quem já compra com você iria fazer uma busca no Google perguntando se sua marca entrega em casa.

Porém, ao médio e longo prazo, por meio de um trabalho de SEO para Delivery, suas páginas passarão a ranquear melhor. O que permitirá que novos consumidores as descubram aumentando assim o tráfego orgânico delas e consequentemente sua empresa terá mais chances de alavancar vendas usando o Google ao seu favor .

O que pode fazer você aproveitar a crise do Coronavírus como uma oportunidade para seu negócio ficar à frente da concorrência assim que ela acabar. Lembre-se baixa temporada é momento de planejar e começar a implementar para já está bem posicionado quando a alta temporada voltar. 

Pesquise as palavras-chave relevantes para seu usuário

O primeiro passo é encontrar as keywords do seu negócio. Caso você tenha um supermercado que só realiza entregas locais, não adiantaria muito escolher palavras-chaves mais genéricas (head tail) como supermercado.

Além de ser muito mais concorrida (o que dificulta  alcançar a primeira página do Google), também não seria muito eficaz na estratégia da sua loja virtual ou física

Então valeria mais a pena sua empresa focar em um campo semântico que envolve o ramo de atividade, localidade (cidades que atua e bairros que realiza entregas), além das palavras-chave delivery, online e entrega. Confira alguns exemplos:

  • nome do seu negócio + delivery: Supermercado Hara Ross Delivery
  • ramo de atuação + delivery+ cidade: supermercado delivery no Rio de Janeiro
  • nome da categoria + delivery: Hara Ross Produtos de Limpeza delivery  ou entrega de produtos de limpeza Lapa
  • nome do produto + delivery: pizza congelada entrega Tijuca  
  • sinônimos: supermercado online no Rio de Janeiro / comprar bebidas online em Copacabana/ entrega de refrigerantes Ipanema

Produza conteúdo otimizado para SEO que oriente o usuário

Quando seu negócio tem uma página Delivery, é preciso ter em mente que o conteúdo precisa ser produzido e otimizado pensando em uma pessoa que acessou o site para comprar. 

Ou seja, não precisa perder tempo em técnicas de persuasão para convencimento. Basta orientar de forma clara para ele conseguir realizar a ação da forma mais prática e rápida possível informando: onde comprar, formas de pagamento, horário de entregas, política de  entrega e troca, etc. 

Então tenha isso em mente na hora do planejamento do conteúdo e da produção dele também. 

E não esqueça de realizar a pesquisa de keywords focando na intenção do usuário que é realizar uma ação.  

Use as redes sociais para potencializar seus pedidos de entrega

Quando pensamos em serviço de entrega em domicílio nos dias de hoje sempre associamos a pedidos via WhatsApp, Facebook e Instagram. Mas, quando o assunto é SEO para Delivery, as redes sociais viram um canal que serve para potencializar o aumento de tráfego para seu site.

Ou seja, quando a pessoa pesquisa o nome da sua empresa mais a keyword delivery ou entrega poderá encontrar não apenas o site ou página do seu negócio, mas também o canal de Youtube, perfil no Facebook, até a página do app de entregas que sua empresa faz parte (caso seja um restaurante ou lanchonete) etc. 

E quando esses canais de social são usados por sua marca para distribuir conteúdo com backlinks estratégicos que levam para seu site Delivery, você agrega ainda mais tráfego para suas páginas. O que aumenta ainda mais as chances de vender online e/ou offline.   

Conclusão

O Google pode trazer excelentes resultados para seu serviço de delivery. Além de facilitar as pessoas encontrarem seu negócio na internet, ainda confere maior credibilidade quando você possui um site que reúne todo o seu catálogo online de maneira bem organizada e que permite os internautas realizarem a ação de compra ou agendamento de entrega de maneira simples e rápida.

O que é muito mais assertivo quando você começa a investir em SEO. Com a ajuda de profissionais especializados, é possível conquistar sua posição na primeira página da busca orgânica do Google.

E assim levar mais gente para as páginas do seu site de delivery e aumentar o número de transações realizadas online e até vendas no offline ao médio ou longo prazo.

Vale lembrar que faz tempo que SEO deixou de ser um investimento que vale a pena apenas para e-commerces e grandes marcas que têm vários sites diferentes. Hoje em dia, é possível gerar melhores resultados até para lojas físicas e deliverys com estratégias de SEO local.

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