Como cadastrar produtos na Tray

A plataforma de ecommerce Tray permite realizar otimizações de conteúdo nas páginas de produtos beneficiando o SEO

Mais do que mostrar as pessoas o que sua loja virtual tem para vender online, o cadastramento de produtos em plataformas de ecommerce como a Tray também ajuda a posicionar melhor as páginas do negócio online no Google.  

E os benefícios não param por aí. O conteúdo da descrição de produto, quando é otimizado e útil para os usuários, pode colaborar bastante com o aumento de conversões e vendas online. 

Segundo o estudo Hábitos de Compra do Consumidor Online, a falta de descrição de produtos em lojas virtuais é responsável pela desistência de 80% dos consumidores no Brasil. E isso já ocorria em 2018, imagina agora e no mundo pós-Covid… 

Quer aprender como cadastrar produtos na Tray e ainda colaborar com o SEO da loja virtual e com as vendas online? Então confere este post Search Lab feito especialmente para você que precisa publicar conteúdo otimizado nessa plataforma de ecommerce. 

Como cadastrar SEO na Tray

Cadastro de produtos na Tray: confira o passo a passo

  • Vá até o menu esquerdo Produtos
  • Clique em Produtos Cadastrados
  • Escolha a opção Cadastrar novo produto
  • E depois Incluir novo produto
  • Clique na caixa correspondente se quiser que o item fique ativo para venda
  • Insira o nome do produto
  • Selecione a categoria que pertence
  • Realize a descrição do produto 
  • Informe o preço 
  • Insira imagens da mercadoria
  • Complete as especificações técnicas e informações adicionais
  • Informe o período de disponibilidade e data de lançamento do produto
  • Salve e retorne a lista de produtos para cadastrar outros itens

Ficou alguma dúvida? Assista também o vídeotutorial da plataforma de e-commerce Tray.

Onde inserir keywords no cadastramento de produtos na Tray

  • Nome do produto: em e-commerces que já trabalham com SEO, o modelo a ser cadastrado na plataforma é uma palavra-chave 
  • Categoria: embora seja criada na arquitetura da informação, ela costuma ter keywords exatas enquanto as subcategorias long tails 
  • Descrição: assim ocorre como na VTEX (e em todas as plataformas e-commerces do mercado), esse campo serve para fazer um breve resumo, de até 160 caracteres, que informe aos internautas e aos buscadores o que irão encontrar na página de produto da sua loja virtual. Portanto precisa ter a palavra-chave exata na Description. 
  • Texto alternativo da imagem: na hora de inserir as fotos do produto na plataforma Tray (ou qualquer outra) é fundamental usar a palavra-chave exata. Isso porque se elas não abrirem, os usuários terão acesso à descrição das imagens. Além disso, o Google interpreta a imagem por meio das palavras -chave que estiverem no texto ALT. O que agiliza a indexação.  

A importância da otimização do conteúdo nas páginas de produto

Para aumentar vendas online

Você sabia que pouco mais de 50% das pessoas levam em consideração a descrição dos produtos para decidir se realiza a compra ou não em uma loja virtual? 

E que 78% dos consumidores da internet, quando desconfiam das informações de um produto, simplesmente desistem da compra online de acordo com o dados do estudo Hábitos de Compra do Consumidor Online.

Além disso, um estudo do Facebook realizado em 2019, revelou que 23% dos brasileiros que compram na web também desistem de adquirir um profuto quando não encontram o preço facilmente.

Como os dados comprovam, o comportamento dos usuários já era assim antes da Covid- 19, quando comprar online ainda não era a realidade de tantos brasileiros como hoje em dia se tornou. 

Portanto fazer descrição de produtos com informações úteis e relevantes para seu consumidor é fudamental para os resultados do negócio. Ou seja, não apenas os de SEO.  

Para SEO

Conteúdo otimizado é um dos fatores de ranqueamento do Google porque ajuda os usuários na tomada de decisão. Por isso é tão estratégico para alcançar as primeiras posições do buscador e ser encontrado pelos usuários.  

Além disso, o texto descritivo de produtos é de extrema importância porque o maior buscador do mundo, embora priorize na SERP também outros formatos (vídeo e imagens), ainda não consegue interpretá-los sem o aparato textual e de marcações de dados estruturados.

Por esse motivo a descrição dos produtos da loja virtual, além de colaborar com as vendas online, também agrega muito a otimização de sites para mecanismos de busca. 

Isso porque o trabalho de SEO para e-commerce normalmente tem como um de seus principais objetivos levar as páginas da loja virtual para as primeiras posições do Google. 

E para isso ocorrer, é fundamental oferecer conteúdo autêntico, relevante e de alta qualidade inclusive nas páginas de produto. 

O que escrever na descrição de produtos do ecommerce?

Descreva o produto de maneira única

Na hora de cadastrar mercadorias na plataforma de e-commerce, é preciso criar também descrições únicas com conteúdo otimizado para produtos que não se limitem às informações dos fabricantes e aos dados técnicos.  Até porque isso todos os seus concorrentes já fazem.

Para sair na frente no ranking do Google e, ainda ter um diferencial da marca, é estratégico incluir toda sua expertise no texto colocando informações que só quem trabalha com o produto tem conhecimento. 

Para isso, vale a pena trocar uma ideia com os designers de produto (para conhecer os diferenciais) e até mesmo com a equipe de SAC (para entender as principais dúvidas e objeções dos consumidores).

Cada produto tem uma história: conte-a de maneira envolvente na descrição

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Storytelling. Mas, o que talvez não saiba ainda é que a milenar arte de contar histórias se tornou uma poderosa ferramenta de Marketing de Conteúdo que colabora até com SEO para lojas virtuais.  

No caso das páginas de produto, a técnica pode ser usada nas descrições. Além de informar coisas úteis aos usuários como o que é a mercadoria, é recomendado também usar elementos narrativos, o tom de voz da marca e um certo apelo comercial (Call To Actions – CTAs).

Para isso, o ideal é se colocar no lugar dos possíveis clientes informando de maneira atraente:

  • O que é o produto
  • Como pode mudar a vida do consumidor
  • Benefícios
  • Para quem é recomendado
  • Especificações técnicas
  • Dicas de especialista
  • Entre outras informações fundamentais para estimular a compra 

Normalmente para obter melhores resultados com Storytelling para e-commerce, o ideal é que sua empresa conte com experts no assunto como copywriters ou redatores. Isso porque eles otimizam também o conteúdo da página de produto para SEO.

Conclusão

Cadastrar produtos na Tray corretamente é uma tarefa fundamental para o sucesso de um ecommerce. Além de ajudar no SEO, porque o conteúdo otimizado é autêntico e genuíno como o Google prioriza em seus resultados de pesquisa orgânica, ainda facilita a vida das pessoas que chegam no site com o intuito de comprar.

Lembre-se: informações relevantes em conteúdo otimizado, de preferência com toques de especialistas nas páginas de produto, fazem toda a diferença para o aumento de conversões e vendas online. 

E ainda ajuda a empresa a conquistar as primeiras posições do Google já que o maior buscador do mundo prioriza em seus resultados de pesquisa o que é o melhor para seu usuário naquela busca específica (query).

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