A plataforma de ecommerce Tray permite realizar otimizações de conteúdo nas páginas de produtos beneficiando o SEO
Mais do que mostrar as pessoas o que sua loja virtual tem para vender online, o cadastramento de produtos em plataformas de ecommerce como a Tray também ajuda a posicionar melhor as páginas do negócio online no Google.
E os benefícios não param por aí. O conteúdo da descrição de produto, quando é otimizado e útil para os usuários, pode colaborar bastante com o aumento de conversões e vendas online.
Segundo o estudo Hábitos de Compra do Consumidor Online, a falta de descrição de produtos em lojas virtuais é responsável pela desistência de 80% dos consumidores no Brasil. E isso já ocorria em 2018, imagina agora e no mundo pós-Covid…
Quer aprender como cadastrar produtos na Tray e ainda colaborar com o SEO da loja virtual e com as vendas online? Então confere este post Search Lab feito especialmente para você que precisa publicar conteúdo otimizado nessa plataforma de ecommerce.
Cadastro de produtos na Tray: confira o passo a passo
- Vá até o menu esquerdo Produtos
- Clique em Produtos Cadastrados
- Escolha a opção Cadastrar novo produto
- E depois Incluir novo produto
- Clique na caixa correspondente se quiser que o item fique ativo para venda
- Insira o nome do produto
- Selecione a categoria que pertence
- Realize a descrição do produto
- Informe o preço
- Insira imagens da mercadoria
- Complete as especificações técnicas e informações adicionais
- Informe o período de disponibilidade e data de lançamento do produto
- Salve e retorne a lista de produtos para cadastrar outros itens
Ficou alguma dúvida? Assista também o vídeotutorial da plataforma de e-commerce Tray.
Onde inserir keywords no cadastramento de produtos na Tray
- Nome do produto: em e-commerces que já trabalham com SEO, o modelo a ser cadastrado na plataforma é uma palavra-chave
- Categoria: embora seja criada na arquitetura da informação, ela costuma ter keywords exatas enquanto as subcategorias long tails
- Descrição: assim ocorre como na VTEX (e em todas as plataformas e-commerces do mercado), esse campo serve para fazer um breve resumo, de até 160 caracteres, que informe aos internautas e aos buscadores o que irão encontrar na página de produto da sua loja virtual. Portanto precisa ter a palavra-chave exata na Description.
- Texto alternativo da imagem: na hora de inserir as fotos do produto na plataforma Tray (ou qualquer outra) é fundamental usar a palavra-chave exata. Isso porque se elas não abrirem, os usuários terão acesso à descrição das imagens. Além disso, o Google interpreta a imagem por meio das palavras -chave que estiverem no texto ALT. O que agiliza a indexação.
A importância da otimização do conteúdo nas páginas de produto
Para aumentar vendas online
Você sabia que pouco mais de 50% das pessoas levam em consideração a descrição dos produtos para decidir se realiza a compra ou não em uma loja virtual?
E que 78% dos consumidores da internet, quando desconfiam das informações de um produto, simplesmente desistem da compra online de acordo com o dados do estudo Hábitos de Compra do Consumidor Online.
Além disso, um estudo do Facebook realizado em 2019, revelou que 23% dos brasileiros que compram na web também desistem de adquirir um profuto quando não encontram o preço facilmente.
Como os dados comprovam, o comportamento dos usuários já era assim antes da Covid- 19, quando comprar online ainda não era a realidade de tantos brasileiros como hoje em dia se tornou.
Portanto fazer descrição de produtos com informações úteis e relevantes para seu consumidor é fudamental para os resultados do negócio. Ou seja, não apenas os de SEO.
Para SEO
Conteúdo otimizado é um dos fatores de ranqueamento do Google porque ajuda os usuários na tomada de decisão. Por isso é tão estratégico para alcançar as primeiras posições do buscador e ser encontrado pelos usuários.
Além disso, o texto descritivo de produtos é de extrema importância porque o maior buscador do mundo, embora priorize na SERP também outros formatos (vídeo e imagens), ainda não consegue interpretá-los sem o aparato textual e de marcações de dados estruturados.
Por esse motivo a descrição dos produtos da loja virtual, além de colaborar com as vendas online, também agrega muito a otimização de sites para mecanismos de busca.
Isso porque o trabalho de SEO para e-commerce normalmente tem como um de seus principais objetivos levar as páginas da loja virtual para as primeiras posições do Google.
E para isso ocorrer, é fundamental oferecer conteúdo autêntico, relevante e de alta qualidade inclusive nas páginas de produto.
O que escrever na descrição de produtos do ecommerce?
Descreva o produto de maneira única
Na hora de cadastrar mercadorias na plataforma de e-commerce, é preciso criar também descrições únicas com conteúdo otimizado para produtos que não se limitem às informações dos fabricantes e aos dados técnicos. Até porque isso todos os seus concorrentes já fazem.
Para sair na frente no ranking do Google e, ainda ter um diferencial da marca, é estratégico incluir toda sua expertise no texto colocando informações que só quem trabalha com o produto tem conhecimento.
Para isso, vale a pena trocar uma ideia com os designers de produto (para conhecer os diferenciais) e até mesmo com a equipe de SAC (para entender as principais dúvidas e objeções dos consumidores).
Cada produto tem uma história: conte-a de maneira envolvente na descrição
Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Storytelling. Mas, o que talvez não saiba ainda é que a milenar arte de contar histórias se tornou uma poderosa ferramenta de Marketing de Conteúdo que colabora até com SEO para lojas virtuais.
No caso das páginas de produto, a técnica pode ser usada nas descrições. Além de informar coisas úteis aos usuários como o que é a mercadoria, é recomendado também usar elementos narrativos, o tom de voz da marca e um certo apelo comercial (Call To Actions – CTAs).
Para isso, o ideal é se colocar no lugar dos possíveis clientes informando de maneira atraente:
- O que é o produto
- Como pode mudar a vida do consumidor
- Benefícios
- Para quem é recomendado
- Especificações técnicas
- Dicas de especialista
- Entre outras informações fundamentais para estimular a compra
Normalmente para obter melhores resultados com Storytelling para e-commerce, o ideal é que sua empresa conte com experts no assunto como copywriters ou redatores. Isso porque eles otimizam também o conteúdo da página de produto para SEO.
Conclusão
Cadastrar produtos na Tray corretamente é uma tarefa fundamental para o sucesso de um ecommerce. Além de ajudar no SEO, porque o conteúdo otimizado é autêntico e genuíno como o Google prioriza em seus resultados de pesquisa orgânica, ainda facilita a vida das pessoas que chegam no site com o intuito de comprar.
Lembre-se: informações relevantes em conteúdo otimizado, de preferência com toques de especialistas nas páginas de produto, fazem toda a diferença para o aumento de conversões e vendas online.
E ainda ajuda a empresa a conquistar as primeiras posições do Google já que o maior buscador do mundo prioriza em seus resultados de pesquisa o que é o melhor para seu usuário naquela busca específica (query).