Aumento de 114% da taxa de conversão do canal orgânico

case cta seo

Cliente:

Marketagem

Website:

Desafio:

Otimizar a conversão de conteúdos que já recebem tráfego orgânico sem interferir no crescimento de tráfego.

Ano do case:

2020

O problema

Um dos grandes desafios no trabalho de SEO para geração de leads é aumentar o volume de tráfego orgânico sem que isso impacte negativamente na taxa de conversão.

Quando isso acontece, devemos encontrar formas de elevar a taxa de conversão sem que isso impacte em queda de tráfego orgânico.

E foi exatamente esse o caso que aconteceu no Marketagem.

Alguns dos principais conteúdos do blog tiveram uma queda brusca de taxa de conversão enquanto o volume de tráfego orgânico para os mesmos só crescia e isso reduziu o volume de leads captados pelo canal orgânico.

A solução

Diante desse problema, nossa hipótese foi a de que o usuário precisava de algum CTA (call to action) com apelo visual mais forte mas ao mesmo tempo esse CTA não poderia impactar em nada o conteúdo existente.

Pensando nisso realizamos um teste de CTA nos principais conteúdos do site.

Para isso, foi necessário:

  1. Definir os conteúdos que participariam do teste (os 20 conteúdos que mais recebiam tráfego orgânico);
  2. Montar a solução de CTA (uma imagem com um efeito hover que chamasse a atenção do usuário ao clique) ;
  3. Definir o indicador chave do teste (taxa de conversão da página);
  4. Acompanhar e caso o teste fosse bem sucedido, replicar o modelo em outros conteúdos.

O resultado

Aumento de mais de 100% na conversão em comparação ao período anterior ao teste

aumento de conversão orgânica no cliente marketagem

 

O modelo de CTA foi inserido nos conteúdos que mais recebiam tráfego orgânico no dia 28/04/2020.

Teste de CTA para o cliente Marketagem

 

Como pode ser visto no print do GA, no dia seguinte o aumento de conversão ficou muito visível.

 

Desta forma conseguimos aumentar o volume de leads gerados através do canal orgânico sem precisar criar páginas novas.

Números do teste (em comparação ao período que antecedeu o teste)

  • Aumento de 114% na taxa de conversão do site como um todo (de 1,42% para 3,04%);
  • Se olharmos de forma isolada, alguns conteúdos saíram de uma taxa de conversão de 0,88% para 5,87% (veja o print do Google Analytics);
  • Aumento de 133% no volume de leads gerados.

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