Awareness e SEO: entenda a relação entre consciência da marca e o canal orgânico

Entenda o que é Awareness e como SEO pode ajudar na consciência da marca

Ampliar a consciência da marca faz as pessoas lembrarem dela e associar quais produtos ou serviços oferece por isso otimizar site para determinados termos é fundamental 

Como fazer sua marca ser lembrada? E fazer as pessoas terem ela em mente inclusive associando a que nicho de mercado pertence e quais produtos ou serviços oferece? Esses são alguns dos principais desafios das empresas que trabalham Brand Awareness.

Quer saber como aparecer no Google e outros buscadores pode colaborar para o aumento da consciência da marca? Confira o novo post da Search Lab porque vamos explicar o que é Awareness, os principais benefícios que traz para a marca e como o SEO pode ajudar nisso tudo.

Mas, antes vale a pena relembrar o que é SEO, assistindo o vídeo abaixo:

O que é Awareness

Mais conhecido como Brand Awareness, a consciência da marca está relacionada à lembrança que as pessoas têm da sua empresa. 

Principalmente em relação aos produtos ou serviços, mas não apenas isso, também em relação aos valores, posicionamentos, às causas que defende, entre outros pontos. Portanto tem a ver com percepção e reputação da marca, além da notoriedade dela. 

Mesmo sendo algo bem complexo e difícil de mensurar, por causa do alto grau de subjetividade, cada vez mais empresas vem investindo no trabalho de Awareness. 

Isso porque ele traz vários benefícios para a marca. O aumento da conexão das personas com o seu negócio é um deles. O que gera mais:

  • Engajamento
  • Identificação e simpatia
  • Interesse em conhecer mais sobre a marca 
  • Vontade de ter um relacionamento com sua empresa
  • Acessos ao site institucional ou blog corporativo
  • Confiança para comprar 

Entre outras ações e sentimentos positivos que trazem resultados, indiretos e diretos, ao longo prazo.

Vale lembrar que nos dias de hoje, dificilmente alguém compra de uma empresa que não confia. Principalmente quando a transação é online. Por esse motivo marcar presença digital nas redes sociais e até mesmo no Google (alinhando campanhas de Google Ads com estratégias de SEO) são práticas cada vez mais comuns.  

Brand Awareness SEO: 8 benefícios de fortalecer a marca por meio de otimização de sites para o Google 

Descoberta do seu negócio

Em uma estratégia de SEO para blog, por exemplo, as pessoas começam a encontrar respostas da sua empresa, para as principais dúvidas delas, em posições de destaque no Google (como no Featured Snippet ou resultado zero). 

O que faz as pessoas, não só descobrirem sua marca, como facilita o fortalecimento da lembrança dela em relação a determinados temas. 

Reforça a marca na mente das pessoas

Cada vez que sua empresa responde o que suas personas querem saber, com conteúdo útil de qualidade, as pessoas que fazem parte dela ficam satisfeitas e acabam desenvolvendo sentimentos positivos em relação à sua marca como a simpatia e a confiança. 

Por exemplo: quando um post ou material gratuito da sua empresa ajuda a resolver um problema em meio a um micro-momento do usuário. 

Vale lembrar que de acordo com os estudos da Neurociência, as emoções estão diretamente ligadas ao processo de fixação da memória. Portanto quanto mais emoções positivas sua marca despertar no seu público-alvo, maiores as chances das pessoas que fazem parte dele se lembrarem dela (e desenvolverem a memória da marca atrelada a algo bom ). 

Reconhecimento da marca como autoridade

Quando sua empresa trabalha produção de conteúdo otimizado planejado com base em intenção do usuário (em estratégia de blog e Link Building por exemplo), não é apenas o Google que entende sua marca como autoridade em determinados assuntos, os usuários também. 

O que agrega ao Awareness porque a demonstração consistente de expertise aumenta a confiança das pessoas na sua marca. 

Mais gente falando do seu negócio no Google

Quando sua marca trabalha Brand Awareness e SEO faz todo sentido investir em parcerias estratégicas e em Link Building

Isso porque, além de backlinks em páginas de terceiros, a estratégia de SEO ainda resulta em influenciadores digitais (que também conversam com as suas personas) fazendo menções à marca e/ou aos seus produtos ou serviços. Ou seja, amplia a consciência da marca. 

Em relação às parcerias estratégicas com digital influencers, elas podem ocasionar resenhas  dos seus produtos ou serviços e até mesmo recomendações

O que costuma inspirar o target deles a conhecer melhor sua marca e quem sabe começar um relacionamento duradouro que pode gerar vendas futuras, aumentar as estrelas de avaliações no Google e até mesmo se tornarem embaixadores da marca ao longo prazo…

Brand Equity

O valor agregado da marca pode ser fortalecido em diversos canais e em tantos aspectos que daria até um outro post. 

Mas, em relação ao canal orgânico, o SEO pode colaborar em brand equity com estratégias de otimização para determinados termos (branded e no branded). 

O que pode ser feito com a produção de conteúdo otimizado para as páginas de categoria e subcategoria (branded)e estratégias de otimização para blogs (no branded) só para dar alguns exemplos.  

Porém, tudo depende da estratégia da marca em relação a isso. Até porque não existe bala de prata quando o assunto é SEO e muito menos soluções padronizadas. 

Share of mind

Um projeto SEO que tem como meta, por exemplo, ranquear para determinados termos, ao médio ou longo prazo, colabora bastante com a lembrança da sua marca associada a determinados assuntos. 

O que pode ser potencializado com uma estratégia de SEO para blog bem feita. Isso porque os usuários do Google vão encontrar sua empresa respondendo várias dúvidas relevantes, que ocorrem ao longo da jornada do cliente, relacionadas ao seu nicho. O que sem dúvida agrega sentimentos positivos à sua marca.    

Crescimento da base de leads

Quando uma pessoa que nunca ouviu falar na sua empresa encontra conteúdos de qualidade com cases de sucesso e/ou depoimentos positivos de seus clientes faz toda a diferença para o Brand Awareness. 

Isso porque pode levar ao início de um relacionamento duradouro com sua marca e até mesmo se tornar lead em um futuro não muito distante.  

Até porque os internautas só trocam dados pessoais por algo que tem valor para eles quando há confiança na empresa que está oferecendo o conteúdo ou teste gratuito. 

Aumento das vendas online e fidelização de clientes

O investimento constante em Awareness é capaz de encurtar o processo de vendas. Isso porque em muitos casos, quando a marca é forte em seu segmento, as pessoa se conectam tanto com ela que podem chegar a ir direto ao site da empresa para comprar

Ou então realizar pesquisas no Google com o nome da marca + determinado produto ou o produto + nome da marca (branded keywords). O que demonstra que há pessoas levando em consideração a sua marca na decisão de compra.

 Ou seja, o aumento de buscas orgânicas por branded keywords costumam ser indícios que o SEO para Awareness está funcionando. Principalmente quando há um alinhamento com as campanhas de Google Ads, Email Marketing e Redes Sociais, etc. 

Portanto esses comportamentos do usuário aumentam consideravelmente as chances da pessoa encurtar a jornada do cliente, indo comprar direto no site da marca,  simplesmente porque gosta dela. 

E isso pode ser potencializado com o trabalho de Seo e Inbound Marketing podendo resultar em mais vendas online ao médio ou longo prazo. E até mesmo em clientes fiéis e embaixadores da marca. 

7 Dicas de SEO para melhorar o Brand Awareness da sua empresa

  1. Melhore a experiência de usuário no site (usabilidade, navegabilidade, otimização de conteúdo,etc.)
  2. Trabalhe palavras-chave long tail baseado na intenção do usuário
  3. Planeje conteúdo de qualidade focado em ajudar a solucionar as dores das suas personas levando em conta cada etapa da jornada do cliente e do funil (de marketing digital e vendas) 
  4. Produza conteúdo otimizado que tenha o tom de voz da marca
  5. Alinhe bem as estratégias de SEO com as de Marketing Digital e Comunicação
  6. Faça Link Building para que, mais do que backlinks em páginas de terceiros, você consiga criar novas oportunidades de aumentar a consciência da marca com conteúdo rico que realmente vale a pena ser publicado
  7. Invista em materiais ricos que contribuam com seu nicho e principalmente com suas personas. Você pode começar a investir em estudos e pesquisas inéditas que tragam insights valiosos que agreguem de fato à imagem da marca.

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Conclusão

Ampliar o Awareness é importante para que o seu público-alvo e suas personas consigam lembrar da marca e associá-la aos produtos ou serviços que comercializa. Mas, também pode facilitar a conexão por meio da identificação do target com os valores, posicionamentos, missão, visão, etc.

O que pode ser potencializado com estratégias de SEO para blog, porque além de aumentar o tráfego orgânico, ainda é possível fortalecer a memória da marca na mente dos consumidores e prospects que pesquisam no Google e ainda despertar sentimentos positivos como, por exemplo, a simpatia e confiança. 

Principalmente quando os conteúdos são de qualidade e realmente úteis para quem os encontra no buscador, seja durante micro-momentos, seja em pesquisas para saber mais sobre determinados temas. 

Sem contar que trabalhar Brand Awareness SEO é uma boa oportunidade de reforçar a expertise da sua empresa, entre outros benefícios que só tem a agregar ao poder da marca.

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