Case de SEO para e-Commerce – Como a Wish Planner lançou novos produtos a partir do SEO

Se você imagina que SEO é somente um canal de aquisição, verá nesse case de SEO que ele vai muito além.

Vamos lhe mostrar como um de nossos clientes, a Wish Planner, adequou seus produtos atuais e lançou novos a partir de um estudo detalhado de oportunidades a partir de buscas relacionadas ao mundo dos planners.

Continue conosco e veja.

A Wish Planner

wish planner

A Wish Planner ajuda pessoas a chegarem na sua melhor versão através da organização e do planejamento de vida.

Isso tudo é feito a partir da comercialização de planners (ou cadernos de planejamento) específicos para determinadas ocasiões.

Em 2016 a empresa passou pelo Programa Shell Iniciativa Jovem e recebeu o Selo de Empreendedorismo Sustentável.

O Selo certifica que, além do negócio apresentar viabilidade técnica e econômica, ele é social e ambientalmente correto, responsável em seus produtos, serviços, processos, e ainda tem a preocupação com o desenvolvimento da sua região.

Em 2017 a empresa resolveu expandir um pouco o portfólio de produtos e abrir um pouco mais o leque de segmentos atendidos por ela.

A Demanda de SEO para e-Commerce

O principal desafio da Wish Planner era fortalecer o posicionamento dos produtos e melhorar como um todo a experiência do site sob os aspectos de SEO.

Montamos um planejamento com as principais premissas: avaliação das necessidades e o que de fato será possível executar pensando em plataforma, backlog e operação.

Para isso, era necessário:

  • Rever a arquitetura da informação;
  • Rever os conteúdos;
  • Rever aspectos de tecnologia;
  • entre outros pontos…

O Projeto de SEO com a Search Lab

O projeto foi estruturado para que a Wish Planner pudesse colher frutos rapidamente em algumas frentes e a médio prazo em outras.

Tendo em vista que o domínio já existia há algum tempo, parte dos ajustes propostos gerariam resultado logo que fossem interpretados pelo Google.

Para melhoria de experiência, foram sugeridas mudanças de categorização, ajustes no código da plataforma, entre outras inserções bem específicas do Woo Commerce.

O Resultado

1 – Capa para planner

a) Como foi a criação?

conteúdo e algoritmoNo começo desse ano tínhamos a ideia de inserir esse produto em nossa loja, porém até o meio do ano pelas dificuldades de produção deixamos o projeto de lado.

Quando recebemos o relatório apontando que esse item tinha uma boa procura pelos clientes optamos em voltar com o projeto.

Ele seria uma boa forma de aumentar o nosso ticket médio e atrair um fluxo de visitantes para o nosso site.

b) Resultados iniciais

Estamos no começo de divulgação desse produto e ainda estamos estudando a melhor forma de captar o cliente que busca por esse acessório.

O público da Wish Planner é de pessoas que buscam o nosso conteúdo e metodologia como a capa não possui esse atributo de valor percebido de imediato estamos estudando formas de associar esse produto à nossa imagem.

2 – Adequação de produtos de acordo com as buscas

a) Como foi o recebimento da informação de que os usuário buscavam alguns com termos bem específicos que poderiam fazer parte do produto?

Isso foi ótimo.

Ajudou a deixar mais claro o que cada produto faz.

Antes do processo um dos produtos que mais vendíamos era o planner de estações, e esse nome não remetia de imediato as buscas feitas pelas pessoas.

Decidimos deixar mais direto e hoje ele se chama planner trimestral, algo que as pessoas buscam com mais frequência.

Nesse trabalho de SEO temos que pensar com a cabeça de quem faz a busca, é algo que pode parecer óbvio, mas muitas vezes deixamos passar.

b) Resultados Iniciais

Em alguns termos conseguimos melhorar o nosso ranqueamento e além disso conseguimos aproveitar produtos que captam bom fluxo de pessoas e fazer vendas cruzadas.

Conclusão

Os resultados em projetos de SEO são muito diversos.

Como pudemos ver, ele foi essencial na adequação da estratégia de negócios da Wish Planner e no lançamento de novos.

Analisando o Google Analytics vimos que o tráfego teve um aumento considerável após as aplicações nas buscas orgânicas e na receita por um modelo de atribuição e pelo Search Console diversas palavras-chave passaram a gerar tráfego qualificado para o site.

Depoimento sobre o projeto de SEO

No dia a dia de qualquer negócio é normal a nossa visão ficar um pouco viciada à rotina. E com isso algumas oportunidades acabam passando despercebidas ou acabamos sendo guiados apenas pela intuição para tomar importantes decisões. O trabalho de SEO para o ecommerce deve estar ligado diretamente à estratégia e ao planejamento, pois ele será uma ótima ferramenta para apoiar o gestor na escolha de qual caminho seguir.

Tiago Amorim – Sócio fundador da Wish Planner

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